top of page
Post

Blog

7 Dicas para fotografar bem com o celular.

Por: iVAN (estagiário sob supervisão)


A fotografia é uma forma maravilhosa de capturar momentos especiais e compartilhar experiências com amigos e familiares. Com o avanço da tecnologia, as câmeras de celular se tornaram uma ferramenta importante para quem gosta de fotografar. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você a obter melhores resultados ao fotografar com o seu celular.


1. Limpe a lente da câmera

A primeira dica é simples, mas muitas vezes ignorada: limpe a lente da câmera do seu celular. Como o celular é usado diariamente, é comum que a lente acumule sujeira e marcas de dedos. Isso pode afetar a qualidade das suas fotos. Por isso, antes de começar a fotografar, limpe a lente com um pano macio ou uma flanela.


2. Use a regra dos terços

A regra dos terços é uma técnica de composição que pode melhorar significativamente a qualidade das suas fotos, ela consiste em dividir a imagem em três partes iguais, tanto na vertical quanto na horizontal, formando um total de nove partes. Em seguida, coloque o objeto principal da imagem em uma das interseções dessas linhas, em vez de no centro da imagem. Isso cria uma composição mais interessante e agradável aos olhos.


3. Ajuste a exposição

A exposição é a quantidade de luz que a câmera captura para criar a imagem, às vezes, a câmera do celular pode superexpor ou subexpor a imagem, deixando-a muito clara ou muito escura. Para evitar isso, ajuste a exposição manualmente. Na maioria dos smartphones, é possível ajustar a exposição tocando na tela e arrastando o dedo para cima ou para baixo.


4. Use o modo retrato

O modo retrato é uma ótima opção para fotografar pessoas ou objetos em primeiro plano, ele cria um efeito de desfoque no fundo, o que destaca o objeto principal da imagem. É uma ótima maneira de criar imagens com profundidade e fazer com que o objeto se destaque.


5. Não use o zoom digital

O zoom digital é quando você amplia a imagem usando o recurso de zoom do celular, no entanto, isso pode afetar a qualidade da imagem, deixando-a granulada ou distorcida. Em vez disso, aproxime-se do objeto que você deseja fotografar ou use uma lente externa para o celular.


6. Use a luz natural

A luz é um dos principais fatores que afetam a qualidade da imagem, por isso, é importante usar a luz natural sempre que possível. Evite usar o flash do celular, pois ele pode deixar a imagem com sombras ou muito clara. Em vez disso, procure um local com boa iluminação natural ou use um refletor para melhorar a iluminação.


7. Experimente ângulos diferentes

Por fim, não tenha medo de experimentar ângulos diferentes ao fotografar, tire fotos de cima, de baixo, de lado ou de qualquer outro ângulo que possa destacar o objeto principal da imagem. Isso pode criar imagens únicas e interessantes que se destacam das fotos convencionais.



Em síntese, fotografar com celular pode ser divertido e gratificante, desde que você saiba como obter bons resultados. Boa sorte!

bottom of page