Jefferson Figueiredo.jpeg

Blog

Post

A PROPORÇÃO DE TELA PERFEITA, O QUE É ISSO?

Qual proporção de tela usar para cortar uma foto: 1:1, 3:2, 4:3, 16:9? Já parou para pensar de onde estas proporções vieram?

A proporção de tela é a forma de medir a relação entre a largura e a altura de uma foto. Aqui vai um resumo das proporções de tela mais comuns e como usar cada uma delas.

1:1

Quando a fotografia começou, os fotógrafos revelavam seus próprios filmes, então, a proporção de tela variava de acordo com o gosto das pessoas. Mas quando os rolos de filme começaram a ser produzidos em massa, o filme era feito em vários formatos: 120 era um formato popular com 60mm de largura, mas havia tamanhos diferentes dependendo da câmera. Então, a proporção de tela 6x6 produzia uma foto quadrada de 1:1. Embora esta proporção de tela seja uma das mais antigas, ela está voltando à moda graças à popularidade das redes sociais.

3:2

Por volta de 1930, filmes de 135mm começaram a substituir o filme de foto única, que tinham que ser trocados a cada foto batida. Ele era parecido com o filme padrão de quatro furos usado na indústria do cinema na mesma época. Com o tamanho 36mm x 24mm (uma proporção de 3:2), o 135 gradualmente se tornou o principal tipo de filme para câmeras de foto e vídeo. Eventualmente, as câmeras reflex monobjetivas adotaram sensores similares aos usados nos 135 e ganharam o apelido de “câmeras full‑frame”.




16:9

16:9 (chamada de 1,77:1 na indústria do cinema), é uma proporção de tela padrão para filme e televisão. Com a melhora na qualidade da imagem, as pessoas agora podem chegar muito mais perto da tela. Já que o olho humano tem um ângulo de visão amplo, a melhor maneira de aprimorar a experiência do espectador é usando uma proporção de tela mais ampla, como a 16:9.




Graças a décadas de inovações, o tamanho e formato das fotos não estão mais presos às limitações tecnológicas. E mais, nós temos uma porção de apps que ajudam a capturar e editar fotos em uma grande variedade de proporções de tela.

Fonte: Apple APP Store