top of page
Post

Blog

  • Foto do escritorJefferson Figueiredo

"Fotógrafo" para todos os gostos e bolsos

Já faz algum tempo que tenho notado a proliferação de uma nova geração de fotógrafos na área, tem “profissional” para todos os gostos e bolsos. Vejam, não sou contra e até acho interessante essa oferta de serviços, mas quem acaba se dando mal são os próprios clientes, que contratam serviços amadores ditos como profissionais.

Imagens de divulgação - Internet

A maioria dos iniciantes tem o conceito simplista para tornar-se fotógrafo, pensam que uma camera de entrada e as vezes até um smartphone basta para começar. Por outro lado não basta ter apenas um bom equipamento, pois é mandatório anos de pratica e muita técnica, no qual cada um tem o seu tempo e ritmo para aprender (veja outro post aqui no blog sobre esse assunto).


Em uma conversa informal com o proprietário de uma grande rede de escola de fotografia, soube que quase 90% dos alunos que se formam iniciam algum trabalho na área , contudo acabam desistindo da profissão pouco tempo depois, devido a necessidade do investimento em bons equipamentos, tornando-se assim uma grande barreira de entrada na profissão.


Se voce pretende entrar nesta área maravilhosa que usa o feeling e sensibilidade aos detalhes, não se esqueça que com o tempo ficamos mais exigentes e naturalmente iremos buscar upgrade no equipamento, é exatamente ai que o “bicho pega”.

Todas as máquinas e acessórios são cotados em dólar, desta forma vale notar o drama para conseguir acompanhar a evolução tecnológica do mercado.


De qualquer modo, isso não deve ser motivo para que não experimente alçar novos voos, apenas fique alerta para que não seja pego de supresa no futuro, afinal, será investido tempo, energia e dinheiro para seguir nesta maravilhosa profissão.

Todos são bem vindos.

bottom of page