Jefferson Figueiredo.jpeg

Blog

Post

Liberte-se das amarras da aprovação alheia

Meu nome é Jefferson Figueiredo e apesar de vender algumas obras na categoria fine art, me considero um fotografo em início de carreira e isso me fez pensar em algo que me incomodava no âmbito profissional e que decidi compartilhar com todos.


Acredito que em todos os níveis de nossa vida, buscamos reconhecimento e aceitação de nossos pares. Isso sem dúvida é importante e nos faz crescer na direção certa, nos tornando mais assertivos em nosso campo de atuação, porem não deveria ser o único parâmetro a ser considerado.


Compartilho com vocês um sentimento que carreguei comigo por muito tempo e que me causou muita frustação e em alguns momentos influenciou negativamente meu trabalho. Em minhas primeiras postagens nas minhas redes sociais, costumava ficar atento aos comentários em busca de elogios de fotógrafos mais experientes (claro que isso nunca aconteceu). No início tudo isso parecia normal, e de fato é, mas quando esse sentimento passa a nortear o seu processo criativo e influenciar sua visão artística, ai é hora de repensar suas atitudes e dar um basta, foi o que fiz.


Hoje sou muito feliz com o que faço, fotografo com amor e felicidade e não me preocupo em agradar a "grande audiência especializada", considero-me livre para expor meu trabalho sem medo de julgamentos.



Talvez você possa estar se perguntando: Devemos aplicar técnicas fotografias para uma boa foto?

Sim, as utilizo e contínuo sempre estudando novas técnicas, principalmente com fotógrafos que admiro, mas sem a "neurose da perfeição" e a busca cansativa da imagem perfeita. Seguindo estas premissas, jamais deixaria de publicar uma foto que considero inspiradora e que representa muito para mim, simplesmente por não ser digna de portfólio.


Minha dica é: Seja você mesmo, fotografe aquilo que sua visão artística e intuitiva lhe mostre e aplique técnicas fotográficas dentro do seu ritmo de aprendizado e seja feliz.